
Trabalhamos com o 1º e 2º ano com esta história chamada o ANJO NEGRO enfatizando a importância de sermos todos iguais perante a Deus e que a diferença entre as raças não é o principal em nossas vidas e sim o caráter que cada um possui e que devemos sempre tratar a todos por igual. Ao realizar está atividade todas as turmas dos respectivos anos não tiveram dificuldades e foram muito participativos. Após a contação da história os alunos realizaram atividades artísticas com dobradura e pintura de um anjinho para ser exposto na escola. Valeu!
Então lá vai a historinha, espero que vocês aproveitem bem !
ANJO NEGRO
Então lá vai a historinha, espero que vocês aproveitem bem !
ANJO NEGRO
Os meninos da Terra são muito estranhos. Eles julgam os anjos pela cor. Gabriel, quando desceu a Terra, sabia disso e se precaveu. Sabia que iria sofrer esse preconceito e cada amiguinho iria querer vê-lo de uma forma. Se fosse preciso ele transformaria seu corpo com sua energia de anjo. Logo que chegou a Terra, uma menina percebeu sua presença. Percebeu também que ele não tinha cor. Seu corpinho era lindo. Seu rosto, suas asas, tudo transparente. Uma transparência maravilhosa. Ela olhou para ele e disse:
-Acho que é um anjo. É sim, um anjinho, mas não deve ser dos bons, se fosse seria vermelho e se fosse vermelho acharia minha boneca.
O anjinho mentalizou, vibrou, pôs energia na sua vontade e se tornou vermelho. Encontrou a boneca da menina. Despediu-se e seguiu seu caminho.
Depois de muito voar, encontrou um menino que disse:
- É um anjo. Mas anjo vermelho eu nunca vi. Bem que poderia ser um anjo verde, anjo da esperança. Então ele iria tirar minha pipa de cima daquela árvore.
O anjinho mais uma vez vibrou e tornou-se verde. Voou até a árvore e libertou a pipa do menino. Achou que aquela cor estava um tanto estranha mas seguiu seu caminho. Voou mais um pouco e novamente encontrou outro menino. Esse olhou para ele com olhos de quem não estava acreditando e falou:
- Que anjo estranho. Talvez seja dessa cor para confundir-se com a mata. Não é feio, mas eu gostaria de um anjo azul... da cor do céu. Sendo azul, ele poderia entrar naquele canal e pegar minha bola que caiu lá dentro.
O anjinho mentalizou a cor azul, um azul muito bonito da cor do céu e no mesmo instante lá estava ele azul e com a bola debaixo da asa. O menino, muito educado, agradeceu ao anjo Foi então que o anjo ouviu um chorinho. Era uma menina. Seu irmão tentando consolá-la disse:
- Não chore, olha, é um anjo.
Com os olhos ainda cheios de lágrimas, ela respondeu:
- Ainda que fosse um anjo preto, eu acreditaria que minha mãe está no céu. O homem mau falou que negro não entra no céu porque anjo é loirinho de olhos azuis.
O anjo comoveu-se ao perceber que o menino negro e sua irmãzinha eram órfãos. Não poderia trazer de volta aquela mulher como fez com a boneca, a pipa e a bola mas naquele momento, ele pôs toda sua energia na vontade de ser preto e se tornou o anjo negro. Para sempre... O anjo de todos os Meninos que sofrem o preconceito da cor.
O anjinho foi confeccionado com o gargalo de garrafa pet e a asa com o mesmo material da garrafa, colei papel e plástico colorido nas asas com as corres correspondentes. Para o anjinho mudar de cor da orla coloquei papel amassado das cores do anjinho pelo fundo da garrafa.
À medida que a história era contada ia mudando mostrando os anjinhos de acordo com as cores. Foi muito interessante e as crianças gostaram bastante.
Os alunos do 5º ano realizaram cartazes com informações sobre o Zumbi dos Palmares.
O Quilombo dos Palmares.
Onde se localizava: No estado de Alagoas.
Quem eram seus moradores: Escravos fugidos do local de trabalho, alguns índios e brancos pobres.
Como viviam seus moradores: Viviam de acordo com as tradições africanas; para sobreviver, criavam animais, cultivavam alimentos e faziam comércio com as comunidades vizinhas.
Principal líder do Quilombo: Zumbi.
Quando ele foi destruído: Em 1695.
Os alunos levaram figuras para confeccionar os cartazes em sala de aula e foram orientados pela professora.
O 3º ano de nossa escola realizou o trabalho sobre a Semana da Consciência Negra, objetivou levar o aluno a resgatar a história através de uma reflexão a respeito da real situação da população afro. Possibilitando assim, promover o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e o legado cultural.
O 3º ano de nossa escola realizou o trabalho sobre a Semana da Consciência Negra, objetivou levar o aluno a resgatar a história através de uma reflexão a respeito da real situação da população afro. Possibilitando assim, promover o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e o legado cultural.
Os temas desenvolvidos foram:
- Negros - A força de uma raça;

Nenhum comentário:
Postar um comentário